Livro de Ramana Maharshi: Ensinamentos Espirituais
Deus é um Deus pessoal?
Sim. Ele é sempre a primeira pessoa, o “Eu”, sempre à frente de si. Como a sua pessoa dá precedência às coisas do mundo, Deus parece ter-se retirado para um segundo plano.
Se deixar tudo de lado e buscar apenas Ele, apenas Ele permanecerá como “Eu”, o Eu Superior.
Página 112
Livro: Os Ensinamentos de Ramana Maharshi Em Suas Próprias Palavras
Se a sua pessoa investigar, dentro da sua própria mente, “Quem sou eu?”, o eu individual ficará confuso e cairá por terra no momento em que chegar ao Coração e, imediatamente, a Realidade manifesta-se espontaneamente como “Eu-Eu”.
Embora ela se revele como “Eu”, esse “eu” não é o ego, mas o Ser Perfeito, o Eu Absoluto.
Página 145
… A mente é apenas um conglomerado de pensamentos. De todos os pensamentos o pensamento “eu” é a raiz. Busque Interiormente a fonte da qual surge esse pensamento – “eu”, então, o eu (o ego) desaparecerá. Essa é a busca da Sabedoria; isso é auto-inquirição.
Onde o “eu” desaparece o “Eu-Eu” brilha, espontaneamente. Isso é Infinito, o Todo (Purnam).
Página 144
O “Eu “ afasta a ilusão do “eu” e, mesmo assim, continua sendo “Eu” – tal é o paradoxo da Auto-Realização.
Página 155
Ramana Maharshi Ensinamentos Espirituais
O seu dever é ser, e não ser isto ou aquilo. “Eu sou o que eu sou” resume toda a verdade: o método resume-se em “ser em quietude”. E o que significa a Quietude? Significa “Destrua-se”; porque todo o nome e toda a forma são a causa dos problemas. “Eu-Eu” é o Eu Superior. “Eu sou isto” é o ego. Quando o “Eu” é mantido apenas como o “Eu”, ele é o Eu Superior. Quando toma uma tangente e afirma “Eu sou isto ou aquilo, sou assim ou assado – é o ego.
Então, quem é Deus?
O Eu Superior é Deus. Se Deus estivesse separado do Eu Superior, Ele seria um Deus sem Eu Superior, o que é um absurdo. Para realizar o Eu Superior basta a quietude. O que pode ser mais fácil do que isso?
Assim, atma-vichara (conhecimento do Eu Superior) é o mais fácil dos estados a ser alcançado.
Página 89
Os Ensinamentos de Ramana Maharshi Em Suas Próprias Palavras
Entregue-se de uma vez por todas e acabe com o desejo. Enquanto houver a noção de que a sua pessoa é o agente, o desejo vai continuar e, assim, o ego também. Mas uma vez que essa noção desapareça o Eu Real brilhará em sua pureza. A prisão é o sentimento de ser o agente e não as acções em si.
“Permaneça quieto e saiba que Eu sou Deus”.
A quietude é a entrega total, sem nenhum vestígio de individualidade.
Então, a quietude prevalecerá e não haverá agitação mental.
A agitação mental é a causa do desejo, do sentimento de ser o agente e da personalidade. Se ela for aquietada haverá o silêncio. Nesse sentido, “conhecer” significa “ser” …
Página 95