Swami Shri Yukteswar e Shri Sanyal Mahasaya eram discípulos irmãos (gurubhai). Ambos eram chefes de família no inicio e depois Shriyukteswarji tomou sannyasa. Shri Lahiri Mahasaya iniciou Swami Shriyukteswarji (Priyanath Karar) no Kriya Yoga a 19 de Agosto de 1883, no quinto dia da lua crescente de Shravana. Shriyukteswarji era mais experimentado em relação a Shri Sanyal Mahasaya na pratica do Kriya Yoga. Shri Sanyal Mahasaya era o discípulo mais novo e não esteve muitas vezes com o seu amado Gurudev. Por esta razão, ele tentou sempre estar na companhia de outros discípulos do seu grande mestre. Pela providência divina, ambos estabeleceram ashrams em Puri, a uns metros de distância um do outro. Swami Shri Yukteswar era uma grande fonte de inspiração para ele, e conquanto não haja nenhuma referencia escrita dos seus encontros, outros discípulos atestaram que tinham uma relação muito próxima. Um exemplo do seu mutuo respeito foi aquando dos escritos das explicações do Gita, Shri Sanyal Mahasaya ter usado o livro de Shri Yukteswarji sobre o Gita como a sua fonte de inspiração e sabedoria.
Discípulos proeminentes de Shriyuktesarji tal como Paramahansa Yoganandaji, Swami Satyananda Giri, e mais tarde Brahmachari Rabinarayan (Paramahamsa Hariharanandaji) todos tiveram uma relação intima com Shri Sanyal Mahasaya.
Swami Satyananda Giri descreveu no Acharya Samlapa (parte 2; pp39-40):
“No ano de 1911, eu fiquei mais intimamente ligado a Shrimat Bhupendranath Sanyal”.
E continuou dizendo que beneficiou grandemente dos encontros regulares com este grande yogi chefe de família e discipulo direto de Shri Lahiri Mahasaya. No seu livro Yogananda Sanga descreveu:
“Aqui chegamos a conhecer que desde o inicio do estabelecimento do Brahmacharya Ashram em Satiniketan, o Acharya Bhupendranath Sanyal foi uma pessoa de grande confiança e amor para Rabindranath, que teve aí um imenso serviço como superintendente. Ele trouxe o Pandita Bidhushekhar Shastri Mahasaya para este ashram pela primeira vez. Depois de ter tido uma conversa com Bidhushekhar Shastri Mahasaya, aprendemos que o nosso reverenciado Acharya Shastri Mahasaya (Hamsa Swami Kevalanandaji) foi adorado como um talentoso professor por muitas pessoas qualificadas e renomeados escolásticos de Bengala.”
Os discípulos de Shri Sanyal Mahasaya disseram que enquanto Yoganandaji, Satyanandaji, e Ananda Mohan Lahiri (o neto de Shri Lahiri Mahasaya) visitavam Puri para passar algum tempo com o seu adorado Gurudev Swami Shriyukteswar, regularmente visitavam Shri Sanyal Mahasaya. Não apenas porque ele amava e cuidava destes noviços buscadores mas também os alimentava ocasionalmente. Eles adoravam todas refeições preparadas pela mulher de Shri Sanyal Mahasaya, Kali Dasi Ma. Swami Shriyukteswar era muito rigoroso acerca da comida. Durante as meditações, se os discípulos mais novos estivessem sonolentos, Shriyukteswarji costumava perguntar humoristicamente, “Foste visitar o Shri Sanyal Mahasaya hoje? Certamente comeste muito.”
E usava como repreensão, simita bhojana asimita sadehana, asimita bhojana simita sadhana:
“Comida moderada, meditação sem fim; sumptuosa comida, escassa meditação.”
Excerto traduzido do livro escrito por Paramahamsa Prajnanananda, “Sanyal Mahasaya – A Life of Humility“.
Pode ser adquirido em inglês pelo seguinte website: aqui