Shri Lahiri Mahasaya raramente viajava para fora da sua própria cidade, mas um lugar que ele visitava várias vezes era Bishnupur em Bankura, Bengala, onde o seu filho e filha se tinham casado. Ele teve muitos discípulos em Bishnupue – um dos quais era a irmã mais velha de Bhupendranath, Shrimati Rakshada Devi. Bhupendranath tinha apenas cerca de dez ou onze anos de idade quando Shri Lahiri Mahasaya foi a Bishnupur pela última vez. Na casa da irmã de Bhupendranath, o mestre deu ao jovem o seu primeiro darshan. Bhupendranath não se aproximou do grande yogi para receber iniciação porque era muito jovem, mas foi abençoado por tirar poeira dos seus pés sagrados.
Um dia, ao ouvir um discurso espiritual de um homem santo que narrava o significado do nome divino, Bhupendranath decidiu escrever o nome divino do Senhor Rama num caderno, pelo menos umas cem mil vezes. Esta prática espiritual é conhecida como likhita japa (cantando ou relembrando o nome divino ou um mantra enquanto se escreve). Desenvolve-se a concentração e concretiza-se desejos nobres. Na mesma noite que terminou de escrever o nome divino, como declarou solenemente, teve um sonho encantador e bonito; ele foi iniciado no caminho do Kriya Yoga pelo seu amado Gurudev Shri Lahiri Mahasaya.
Bhupendranath reteve a viva memória da iniciação e ensinamentos, mas ainda assim a sua mente não estava contente. Quando tinha pouco mais de 16 anos de idade, fugiu de casa e partiu para Benares. Após aproximar-se de Shri Lahiri Mahasaya, o guru preceptor onisciente sorriu e disse:
“Já és iniciado. Ainda assim, queres ser iniciado de novo? Tudo bem, eu vou cumprir o teu desejo.”
Em 23 de junho de 1893, na sua residência em Benares, Shri Lahiri Mahasaya, o grande mestre de Kriya Yoga, iniciou Bhupendranath no caminho sagrado do Kriya Yoga. Bhupendranath foi imensamente abençoado por a ter obtido pelo toque direto de Shri Lahiri Mahasaya e ter aprendido e experimentado o processo da iniciação e ensino diretamente dele.
Embora Bhupendranath se tenha encontrado com o seu guru perceptor pessoalmente apenas três ou quatro vezes entre 1893 e 1895, eles correspondiam-se regularmente. Com profunda devoção, amor, humildade e entrega, Bhupendranath seguiu cada palavra e instrução do seu guru, enquanto mantinha a correspondência regular com ele. Dentro de um curto período de tempo, Bhupendranath avançou rapidamente na sua prática do Kriya.
Uma vez, quando Bhupendranath estava sentado com muitos outros discípulos na santa companhia do seu mestre na sua morada divina, Shri Lahiri Mahasaya de repente ficou alerta. Ele disse a todos os presentes que o seu Gurudev Shri Babaji Maharaj tinha chegado e, portanto, iria sair da presença destes em alguns minutos. Quando voltou a si, perguntou se alguém foi capaz de ver o seu amado Babaji. Todos responderam negativamente; isto é, todos exceto Bhupendranath. Bhupendranath então contou que tinha visto uma massa de luz brilhante que entrou no quarto e que de seguida, saiu minutos depois. Esta revelação trouxe imensa alegria ao coração do grande guru.
Excerto traduzido do livro escrito por Paramahamsa Prajnanananda, “Sanyal Mahasaya – Uma Vida de Humildade“.
Pode ser adquirido em inglês pelo seguinte website: aqui