Aqui serão expostos os Locais Sagrados e de Peregrinação da Índia relacionados directamente com Mahavatar Babaji e a linhagem de Gurus a que deu origem.
Têm o intuito de fornecer informações precisas aos devotos que pretenderem absorver as bênçãos infinitas impregnadas nesses lugares pelas suas santa e sábia presenças.
CIDADES:
DWARAHAT
Nos Himalaias, Gruta do Maha Guru – Mahavatar Babaji.
Lahiri Mahasaya recebeu aqui o divino ensinamento deste Cristo–Yogi.
Há um ashram (mosteiro de Yoga) do Yogoda Satsanga Society of India/Self–Realization–Fellowship. Recebem hóspedes.
Morada: Yogoda Satsanga Sakha Ashram
263653 Sakha Ashrama – P.O.Dwarahat
Distrito de Almora – Uttaranchal, INDIA
Tel. (+91) 05966 244271 or 2244671
E-mail.: yssdwarahat@gmail.com
Youtube video:
Website: http://www.yssofindia.org
Dicas:
O ashram é apenas para estudantes da Self-Realization Fellowship, contudo a caminho do santuário PANDAVA CULA (ver abaixo o que se trata) que vai ter ao inicio da escadaria que leva lá, existe uma loja de mercearias onde o senhor aluga quartos a ocidentais a um preço razoavel.
Neste ashram as mulheres não podem ficar alojadas sozinhas (aceitam apenas duas mulheres).
Existem actividades diárias, desde exercicios de energização de Yogananda; Meditação, Cânticos e Leituras.
Eles organizam, a pedido, deslocações à gruta de Bajaji, que não se encontra muito longe dali. Poderá ser necessário um guia na primeira deslocação à gruta, apesar das indicações das placas no caminho. A população local poderá fornecer um guia. A subida até à gruta leva 45min. A descida 30min.
No topo da montanha da Babaji existe um santuário onde se deslocam exporadicamente para buscar comida alguns sadhus que vivem em grutas na montanha. É necessário um guia. O local chama-se PANDAVA CULA. É um local de peregrinação.
VRINDABAN
“Às margens do rio Yamuna (em sânscrito: Jamuna, Jumna), Vrindaban é a Jerusalém dos indianos. Ali o Avatar Sri Krishna manifestou toda a sua glória em benefício da humanidade.”, Paramahansa Yogananda – “Autobiografia de um Iogue“, capítulo 2, (dois jovens sem dinheiro em Vrindaban), rodapé da página 103.
Encontra-se erigido o Kathyayani ashram (dedicado à Mãe Divina), num lugar onde o jovemKrishna, segundo a tradição, pastoreava o gadoe dançava com as gopis (ou gopikas, pastoras devotas de Krishna), fundado pelo Swami Keshabananda, Kriyayogui directamente iniciado pelo Lahiri Mahasaya.
Fica a cerca 150 Km de Nova Deli.
Morada: Kathyayani Peeth Temple, Keshabashram, Radha Bagh, P.O. Vrindaban – 281121. Distrito de (Mathura) Uttar Pradesh, Índia.
Tel: 00 91 565 2442 386
Website: http://www.katyayanipeeth.org.in
MATHURA
Local de nascimento de Sri Bhagavan Krishna.
O templo majestoso, que ali lhe é dedicado, tem sido testemunha das mais profundas e inenarráveis expressões de fé quando o homem é tocado a descobrir-se para o Si.
É um ponto de referência de peregrinação na Índia, e para os kriyabans (aqueles já iniciados em Kriya Yoga) em particular, já que Krishna é o pai do Kriya Yoga; foi ele quem o passou à humanidade, como se pode constatar no Bhagavad Gita traduzido, de acordo com o texto sânscrito, por Huberto Rohden, capítulo IV (Da experiência espiritual), versículo 29:
“Há também os que procuram adaptar às energias de dentro as energias de fora, robustecendo o pensamento pela inalação espiritual e pela amorosa exalação, evitando qualquer pensamento que não beneficie a alma.”
*Aqui é feita uma alusão ao exercício de Pranayama ou respiração rítmica controlada (Kriya Yoga) – uma nota de rodapé do tradutor.
Todos os grandes Gurus do Kriya Yoga de Mahavatar Babaji foram peregrinos ali, exemplo que, infelizmente, não é seguido por muitos dos seus discípulos.
Dista 8 Km de VRINDABAN.
VARANASI (ou Benares)
Casa onde viveu o GuruLahiri Mahasaya e onde o Swami Sri Yukteswar recebeu o ensinamento. É habitada por um bisneto de Lahiri Mahasaya.
A casa de familia de Lahiri Mahasaya é muito próxima do ashram onde habita o seu trineto. Esta casa só abre uma vez no ano, durante duas horas no mês de Julho.
Morada: Sri Banamali Lahiri – 31/58 Madanura Lane, Garudeswar Mohalla (Muslin Market – Chowsatti Ghat), Varanasi, Uttar Pradesh, India.
Ashram de um trineto de Lahiri Mahasaya, onde se encontra também parte das cinzas daquele Guru num pequeno templo. No templo deste ashram é feito diariamente dois Pujas. Um de manhã e outro ao fim da tarde.
Morada: Sri Shibendu Lahiri, Satya Lok, D22/3 Chausathi Lane, Varanasi, 221001, Uttar Pradesh. India.
Tel.: (+91) 05422 401253
O ashram dedicado a Lahiri Mahasaya está agora entregue ao mestre Shibendu Lahiri:
Youtubevideo
Um restaurante bom em varanasi é o seguinte:
O preço em 2012 rondava as 1600Rs.
Nota: junto a este restaurante, na varanda com vista para o Ganges, existe uma cúpula mesmo ao lado das escadas que dá acesso ao piso superior. Dentro dessa cúpula diz-se que existia antigamente um quarto, onde Lahiri Mahasaya costumava meditar de forma a ligar-se às energias do deva do Ganges.
Locais a visitar em Varanasi:
Templo de Kashi Vishwanath: templo metade hindu e metade muçulmano. Só entram hindus na parte hindu. Alguns ocidentais podem entrar mediante interrogatório da policia. Existe grande aparato policial devido ao perigo contante de tumultos das duas facções.
Anapurna Temple: templo dedicado à deusa responsavel por ninguem passar fome em Varanasi.
Nepali Temple: templo nepalês com escola de crianças.
Casa de Ananda Moy Ma: local onde a santa viveu.
Bhadaini, Varanasi
Sarnath: local dedicado a Budha que fica a 30 km de Varanasi. Onde Budha dava as suas palestras. Tem vários templos budistas e um museu sobre o Budismo.
A Universidade mais conceituada é B.H.U. e está em Varanasi também.
O Pálacio (forte) do Rei de Benares também pode ser visitado para quem aprecia.
Trailanga Swami Math: templo do grande mestre e sábio que vivia perto de Lahiri Mahasaya. É descrito por Yogananda no livro “Autobiografia de um Iogue”. Possuia perto de 300kg, e também muitos siddhis. Neste templo vendem um livro autobiografico por doação a Trailanga Swami. É possivel ir de barco desde Chausatti Ghat para Pachaganga Ghat para ir a este templo e sentir a força interior do Ganges.
Kall Bharaw: templo muito movimentado. É local de referência a nivel espiritual em Varanasi. Com energia sagrada intensa, é costume oferecer-se como doação ao Brahman flores dentro do templo.
Kabir Das Place: templo onde viveu o santo mediaval Kabir. É agora um museu. É possivel requisitar um guia para explicar e guiar a visita.
Hanuman Temple: templo dedicado ao Deus Macaco Hanuman.
Durga Temple: Templo dedicado à Mãe Divina
Tulsi Manas Temple: templo dedicado a Rama. Situado onde o santo Tulsidas viveu.
Escola de Jiddu Krishnamurthi: situada do outro lado do Ganges numa zona calma. Possui grandes e bonitos jardins.
HARIDWAR
Ashram pertencente também a Swami Keshabananda e onde se encontra o Samadhi de Sri Lahiri Mahasaya. Fica nos Himalaias.
Morada: Keshabashram, Belwala Island (próximo do Touristbungalow),
Haridwar, Uttar Pradesh, India.
BHAGALPUR
Situado no distrito de Bihar, Bupendra Nath Sanyal, fundou em 1924 o Bagalpurashram, que se tornou num centro de propagação do Kriya Yoga.
Morada: de momento, estamos ainda a enveredar esforços no sentido de saber o endereço.
RANCHI
A primeira escola fundada pelo Guru Paramahansa Yogananda. Há um ashram da Self–Realization–Fellowship – Yogoda Satsanga Society of India. Recebe hóspedes.
Apenas para devotos da Y.S.S.
Fazem sempre obrigação de separar homens e mulheres (cozinha, quartos e no templo).
Normalmente as actividades regulares englobam: meditação e cânticos. Santsangs aos domingos. Meditações longas, pausas para refeições; e chã à tarde.
Existe um templo enorme para meditar (Dhyana Mandir). Um templo dedicado a Shiva e outro dedicado a Yogananda.
O quarto onde Yogananda residia quando estava em Ranchi é permitido meditar durante certo periodo de tempo especifico.
Os taxis do aeroporto para Ranchi rondam as 250Rs e as 400Rs.
Morada: Yogoda Satsanga Society of India
Paramahansa Yogananda Path, Ranchi
834 001, Bihar, Jharkhand
Telf.: (+91) 651 246 0074
651 246 1578
651 246 0071
youtube video
LUCKNOW
Existe um Centro de Meditação da Y.S.S. para estudantes.
Lucknow – Yogoda Satsanga Dhyana Kendra
A-10 & 11, Paramahansa Yogananda Marg
Institutional Area, Vipul Khand 6, Gomti Nagar
LUCKNOW – 226010, Dist. Lucknow, Uttar Pradesh
Phones: (+91) 9839010454
9839223622
9450000015
E-mail: ysdklucknow@gmail.com
Nesta cidade existe um hotel em que o dono é um grande devoto de Yogananda. Trata-se dum hotel de qualidade, tratando-se da Índia. Para aqueles que podem fazer escala nesta cidade para depois irem a outras paragens, e que pretendam pernoitar é uma boa escolha.
Morada: AMBA GUEST HOUSE
B-1/11, E PARK, MAHANAGAR EXTN: LUCKNOW, 226006
U.P., India
(+91) 23217 80
23237 71
23352 97
CALCUTA
Casa dos pais de Paramahansa Yogananda e onde este viveu até à juventude. Tem sido habitada por um sobrinho de Yogananda e outros familiares.
Morada: Sri Hare Krishna Ghosh, 4 Garpar Road, Calcutta 700009, West Bengal, India.
Dando a volta ao quarteirão. Mesmo na rua atras da casa de Yogananda, pode-se visitar o templo e casa do santo que levitava. Está descrito na Autobiografia de um Iogue a sua história. Foi também um dos guias de Yogananda em certa fase da sua vida.
Sakha Kendra – Garpar
Centro de Meditação da Yogoda Satsanga Society
17/1, Pitambar Bhattacharya Lane, Calcutta, 9
Telf.: (+91) 350 5380
Trata-se dum centro de meditação onde regularmente aocntecem meditações orientadas pelos monges da Y.S.S.
CALCUTA – DAKSHINESWAR
Há um ashram da Self–Realization–Fellowship – Y.S.S. of India em Dakshineswar. Fica nos arredores de Calcutá. Recebe hóspedes.
Morada: Yogoda Satsanga Society of India,
O preço de taxi do aeroporto para o ashram em Dakshineswar ronda as 460Rs
Locais a visitar em Calcutá:
Kali Temple: Santuário de referência espiritual em Calcutá dedicado a KALI (Mâe Divina). Onde Yogananda teve a experiencia com a Mãe Divina (a estátua vivificou-se). Neste templo pode também ser visitado o quarto do grande mestre Ramakrishna. Fica muito próximo da estação de caminhos de ferro de Dakshineswar, e também do ashram da Y.S.S. em Dakshineswar. Existem dentro do santuário 12 capelas dedicadas a SHIVA, um templo dedicado a Krishna e outro a Radha.
Banyan Three: arvore onde Mahavatar Babaji apareceu a Yukteswar após este ter acabado de escrever o livro a seu pedido, “A Ciência Sagrada”. Este livro teve o próposito de fazer uma ponte entre os ensinamento de Jesus (Biblia) e as escrituras sagradas da Índia. Fica situado perto do ashram de Yukteswar, em Serampore.
Templo de Yukteswar em Serampore: aqui era onde existia antes a casa de Yukteswar. Agora apenas existe parte desta. No restante foi edificado um pequeno templo.
Casa onde Yogananda residiu sendo estudante em Serampore: esta casa está agora em ruínas. Ele viveu aqui enquanto estudava e recebia treinamento no ashram de Yukteswar, que fica muito perto.
Sarada Devi ashram: templo dedicado à esposa do mestre Ramakrishna.
TARAKESWAR Temple: Templo dedicado a Shiva. Este templo é afastado de Calcutá e foi há uma história de Yogananda neste templo no livro “Autobiografia de um Iogue”.
Universidade onde Yogananda estudou: não é muito grande e fica bem próximo do ashram de Yukteswar e da Banyan Three, em Serampore.
RAMAKRISHNA MISSION – Casa de Vivekananda: o governo indiano converteu esta casa num museu. Nele podem visitar os aposentos todos muito bem conservados da época. Recriações de histórias da vida de Vivekananda em cera e visionarem videos que retratam a vida do Mestre.
SERAMPORE
Antigo ashram do GuruSwami Sri Yukteswar. Presentemente, está dividido em duas partes: numa encontra-se um pequeno templo que para o visitar e se recolher, deve-se contactar previamente o ashram da Self–Realization–Fellowship – Yogoda Satsanga Society of India em Dakshineswar; e na outra, residem os familiares de Sri Yukteswar e onde ainda se encontra preservada uma divisão que servia de quarto de dormir daquele nosso Guru e simultaneamente de recepção aos discípulos e simpatizantes. É um local adequado para uns momentos de profundo recolhimento e sintonia com esse nosso amado mestre.
Paramahansa Yogananda viveu neste ashram. A poucas dezenas de metros, noutra rua, encontra-se a casa dos tios de Yogananda e onde este coabitou antes de passar a viver definitivamente no ashram. Familiares deste nosso querido mestre têm continuado a residir ali.
Morada: Smt Meera Ghosh, 57 Netaji Subhas Avenue,
Dst Hooghly, Serampore,
West Bengal, India.
Ainda nesta rua, e junto ao rio GANGES (Ganga), encontra-se a reconhecida árvore do Guru Mahavatar Babaji porque foi ali onde ele apareceu numa forma física a SriYukteswar.As vibrações do local convidam ao recolhimento e conexão com o venerado Babaji.
Serampore fica nos arredores de Calcutá, muito próximo do ashram de dakshineswar, mas na margem oposta do rio Ganges.
Existe uma casa, ao lado do templo da YSS, onde residem familiares afastados de Yukteswar. Estes dizem ter lá um quarto onde viveu Yukteswar, que fica no sotão desta casa. Auqi estão alguns dos seus pertences.
PURI
Kararashram, antigo ashram de Swami Yukteswar, onde se encontram as suas cinzas num pequeno templo dedicado ao seu Samadhi. Yogananda viveu por longos períodos neste ashram.
Morada: Karar Ashram, Swargadwar, Puri 752001, Orissa, India.
(fica situado por detras do Sonali Hotel; num rua estreitinha, e mesmo em frente à praia)
Tel.: (06752) 3004.
Website: KARARASHRAM
youtube video:
- Gurudham Ashram, fundado por Bupendra Nath Sanyal, onde acabou por viver permanentemente com sua esposa e filhos.
Morada: apenas sabemos informar que se situa a poucas centenas de metros do Kararashram.
PURI – BALIGHAI
- Hariharananda Gurukulum – Ashram fundado por Paramahamsa Hariharananda (fica situado na estrada Puri-Konarck, passados 3km do conhecido Hotel Toshali Sands)
Morada: PO Chhaitana, Balighai, Puri, Orissa (ou Odisha), 752002
Telefone: (+91) 9437343852
(+91) 6752246644
Recebem hospedes que perteçam à escola do Mestre Hariharananda.
Dão comida e alojamento (os quartos e a comida são muito simples) mediante uma doação.
Têm actividades diárias de meditação, cânticos e pujas no templo (Guru Mandir).
No inicio do ano existe muita afluencia de ocidentais. Nos outros meses não acontece.
Quem desejar ir nos meses de Março até Dezembro o ashram mantem o seu funcionamento regular mas as pessoas são convidadas a ficarem isoladas, em retiro interior, pois não terão muitas actividades ou afluencia de ocidentais.
youtube videos:
Guru Mandir
Sugestões para visitar em Puri
Konark temple – Templo de devoção ao Sol. Fica a 37km de Puri.
Jagannath Temple – Situado no centro de Puri, devotado ao Deus Jagannath (é só permitida a entrada a hindus. Os estrangeiros são convidados a observarem apenas de fora).
NOVA DELI
Templo de meditação da Self–Realization–Fellowship – Yogoda Satsanga Society of India.
Morada: Yogoda Satsanga Sakh Kendra,
Gole Market, New Delhi – 1.
H E R A K H A N
Ashram dedicado a um discípulo bastante amadurecido de Mahavatar Babaji – Haidakhan Babaji. Este discipulo viveu lá durante 14 anos, onde cresceu uma energia bastante profunda em seu redor. Assim que terminou o seu trabalho, este partiu. A pessoa que tinha ficado responsavel pelo ashram partiu também em 2013. Chamava-se Muniraj. Era administrado em 2012 por devotos europeus.
Morada: Herakhan ashram
P.O. Herakhan Via Kathogodam
Dist. Nainital, 263126, U.P. India
Telefone da Oficina: (+91) 05946 50165
Sitio web: http://www.haidakhandisamaj.org
Youtube video:
Dicas:
Para se ficar hospedado no ashram é cobrado um preço diário de 300Rs.
Trata-se dum ashram com grande habito rituialístico quer de Pujas quer de Cânticos (Aarti).
É obrigatório usar-se dothi os homens e as mulheres também o respectivo vestuário, de forma a participarem nas cerimónias diárias.
A confecção da comida não tem condimentos fortes.
É natural os ocidentais ajudarem na preparação dos Pujas. Existem tarefas definidas para todos.
No trajecto para este ashram como se trata duma zona longínqua e de dificil acesso, pois muitas vezes há derrocadas. Poderá acontecer terem que pernoitar ou mesmo passar alguma noite na cidade maispróxima que é Haldwani.
Nesta cidade aconselhamos a pernoitarem no Hotel Nanak (em frente ao Nanak sweet and Grossery).
O preço por noite é de 800Rs; duas pessoas 950Rs.
Existe uma gruta na Montanha de Shiva, do outro lado do rio Gautami Ganges. Tem de se atravessar o rio a pé.
NOTA FINAL: Em todos os locais aqui mencionados, onde se recebe hóspedes, deve-se previamente entrar em contacto por carta com antecedência de pelo menos 3-6 meses.